Síndrome de XYY
A síndrome XYY ou síndrome de Jacobs é uma aneuploidia dos cromossomos sexuais, onde um humano do sexo masculino recebe um cromossoma Y extra em cada célula, ficando assim com um cariótipo 47,XYY. A síndrome XYY também é designada como trisso mia XYY, aneuploidia 47,XYY ou síndrome do supermachos.
Caractéristicas:
§ A maioria dos Homens com XYY são fenotipicamente normais
§ Crescimento ligeiramente acelerado na Infância
§ Homens com estatura muito elevada
§ Antigamente associada a comportamento antissocial, porém são relatados problemas comportamentais como distração, hiperatividade e crises de fúria na infância e início da adolescência, sendo que o comportamento agressivo usualmente não é problema e eles aprendem a controlar a raiva à medida que crescem.
§ Ocorrência 1/1.000 nascimentos do sexo masculino.
Causas:
Acredita-se que seja a não disjunção (soltar) paterna na meiose II, produzindo espermatozóides YY.
O cromossomo Y transporta relativamente poucos genes, por esse motivo essa síndrome não apresenta tantas anomalias físicas. Essa síndrome também é provocada quando a idade materna é avançada. Não há fatores claramente definidos predispondo à ocorrência de 47, XYY. No entanto, foi constatado que o fumo na adolescência está associado a um aumento na disso mia presente no esperma e uma diminuição em aspectos específicos da qualidade do sêmen. Isso pode afetar a fertilidade no homem e pode também aumentar a chance de aneuploidia na prole, predispondo a ocorrência de 47, XYY.
Cariótipo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário