22/07/2012

  Engenharia Genética



Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.

- Terapia genética ou gênica:

É o tratamento baseado na introdução de genes "sadios", para que possa gerar proteínas saudáveis e substituir as defeituosas.

– Transgênicos:

Melhoramento genético: é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade. Existem muitas possíveis aplicações biotecnológicas da modificação genética, por exemplo, vacinas orais produzidas nas frutas.
Exemplos:
Melhora da qualidade das vacinas contra as doenças.
Ex: vacinas sintéticas contra a Malária e Hepatite B; 

-Produtos humanos puros e em quantidades comerciais como a insulina e o hormônio de crescimento; 

-Produção de antibióticos por meios mais econômicos ou outrora não existentes; 

-Plantas mais resistentes a pesticidas, doenças e a insetos; 

Fonte
http://biologia3ti.blogspot.com.br/2011/04/engenharia-genetica_07.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário